Oi gente!!! Duas semanas depois da primeira postagem, cá estou eu cheia de coisa pra contar, mas lembrando de muito pouco - hehe. Bom, gostaria de falar pra vocês sobre meu cotidiano (desde quando eu achei casa até hoje) e algumas outras coisas aleatórias que não se encaixam em um só assunto. Vamos lá!
------------------------ Pausa para um aviso ------------------------
Gente, achei que eu não precisaria dar esse aviso (por ser algo meio óbvio) mas acho que não ficou tão explícito quanto eu esperava:
O blog se chama Camila na Hungria, traduzindo: Euzinha na Hungria. Com isto, chega-se a conclusão de que: É o meu blog! Ou seja: minhas experiências, minhas percepções, meu olhar, meu cotidiano, etc... Não vou falar aqui coisas que eu não tenha vivido ou algo que eu não tenho sentido, ou deixar de falar algo que eu vi ou que senti. Mas tenham em mente que isso é tudo muito pessoal, afinal, são as minhas percepções registradas aqui! Então não se sinta ofendido (caso você seja húngaro) ou ache que eu estou inventando coisa porque o que eu escrevo aqui não aconteceu com você. Por favor! Algumas pessoas se sentiram um pouco incomodadas no último post onde eu comento sobre as diferenças culturais daqui, principalmente na parte da balada. Mas enfim, espero que tudo esteja entendido agora!
| Camila | Euzinha | Quem escreve | OLÁÁÁÁÁ!!! |
------------------------ Aviso dado, vamos ao que interessa! ------------------------
CLIQUE AQUI PARA LER O RESTINHO DO POST!
CLIQUE AQUI PARA LER O RESTINHO DO POST!
Bom, vou falar um cadinho sobre como tem sido meus dias por aqui... Vamos lá. Minhas primeiras semanas aqui estão sendo bem estranhas! Estou vivendo em um ritmo um tanto quanto diferente do que eu estava vivendo no Brasil. A começar pelo fato de que é muito pouco tempo de "luz"! Aqui só se vê o céu cinza, foram 3 ou 4 dias que eu de fato vi o sol no céu. É tão triste, gente!!! A gente quando tá no Brasil fala "Ah, mas eu ficaria super feliz em ficar na Europa mesmo fazendo um mês inteirinho só de céu nublado! Não entendo essa gente que fica infeliz, é Europa, bitches!". Mas cara, vocês não sabem o que é ficar duas semanas sem sequer SENTIR o sol tocar na sua pele. Tinha dias que eu pensava comigo mesma "Não precisa nem aparecer, sabe Sol? Eu fico feliz so em sentir o seu mormaço na minha pele, só um pouquinho, 10 segundos, Sol, qual é!!! Vamos lá cara, você é mais forte que essas nuvens!". Gente, é tão deprimente você sair de um lugar onde você ODEIA O SOL e ir pra um lugar onde você quase não o vê. A música do Passenger fez muito mais sentido agora: "Well you only need the light when it's burning low. Only miss the sun when it starts to snow...". E daí sabe, você não percebe, mas a vontade de viver durante o dia some. Eu não sentia vontade de acordar antes das 15h quando eu não tinha aula, não tava fazendo sentido pra mim acordar cedo se eu saía na rua e tava tudo cinza. Mas daí eu vi que eu tava perdendo tipo, tudo! Sair de tarde, conhecer os lugares, fazer compras (mto importante!!!), etc. Minha vida tava virada em comer, dormir, ir à aula e sair com alguns amigos algumas noites. E eu comecei a ver que tava ficando triste, meio decepcionada com a cidade, com tudo... MEIO, gente, meio... Daí eu notei que não era a cidade, nem o idioma, nem a comida, nem a água, era eu. E eu percebi que a ausência de sol tava me deixando assim. Mas não é culpa do sol, ou do país, ou de quem quer que seja, era eu que não tava me esforçando pra me adaptar, sabe? Então essa semana eu comecei a encarar as coisas de uma maneira diferente. Ainda não sei qual é essa maneira, mas eu sei que eu não quero continuar assim. Enfim... Olha o tamanho do meu desabafo sobre o sol!!! Gente, isso tá me afetando, acho que é notável! HAHAHA
| Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça!!! Sol, você é +qd+. |
Chega de falar de sol, né! Vamos falar agora sobre a comida. Bom, ainda não sei exatamente o que é comida típica húngara, só sei do goulash (uma sopinha delicia que me deixa muito feliz). Tenho comido bastante fast food ou comida comida mesmo, arroz, macarrão, frango... Aqui se come muito frango e porco! MUITO! Gente, uma costelinha de porco é vida, eu sei. Mas BK com hambúrguer de frango já é forçar a amizade :(. Eu gosto bastante de comer no Oktogon Bisztró, e é lá onde eu faço minhas refeições decentes fora de casa. Lá tem goulash, macarrão, carnes cruas que você serve num pratinho e dá pra um mocinho cozinhar pra você, e... FEIJÃO!!! Mas tendo sido criada com o feijão da minha mãe, não sei comer feijão fora de casa, infelizmente. E gente, fora BK, Mc, KFC e Oktogon Bisztró, eu como Gyros no fim da noite! No Brasil tem também, se chama churrasco grego. Aqui tem um sorvete lindo e maravilhoso que eles servem em formato de flor!!! ÓBVIO que eu comi mesmo com dor de garganta.
![]() |
| Felicidade tem nome, cheiro e gosto: Goulash. |
![]() |
| Te amo, sorvete. |
Agora um pouquinho sobre como é se virar na Hungria sabendo muito pouco falar inglês. É tranquilo! Aqui em Budapeste, pelo menos, em todos os lugares as pessoas tem algum conhecimento em inglês e algumas são muito atenciosas e pacientes quando percebem que você não é daqui. Tem muita gente disposta a ajudar aqui! O que é bem difícil entender às vezes que um "vát" na verdade é "uát" (traduzindo: what), porque aqui, W tem som de V, e não de U, como no Br. É super compreensível e é uma questão de tempo pra se adaptar. E eu to me adaptando!
Sobre a noite em Budapeste. É INCRÍVEL! Nunca fui muito de sair em Floripa, mas aqui em Budapeste é tão barato e divertido que eu tava saindo quase que sempre. Até que eu fiquei doente e fiquei 10 dias de molho em casa :(. Mas enfim, aqui as baladas são em edificios reformados, e contam com vários ambientes, 2 andares, subsolo, karaokê, musica eletronica, pop, hip hop e até áreas retrô! Já os barzinhos são super aconchegantes, com bebida barata e música boa!
Agora vou falar sobre algumas curiosidades cotidianas que não se encaixam num texto:
- É seguro ir pra casa a pé/de transporte público as 3 horas da manhã.
- A água aqui tem um gosto muito forte.
- A luz do banheiro acende pelo lado de fora.
- Alguns banheiros não tem tranca.
- Se joga o papel no vaso sanitário.
- Os banheiros tem tipo um aquecedorzinho interno, onde se pendura a toalha de banho pra que ela seque rápido.
- Alguns banheiros tem um tipo de vaso onde o cocô fica ali, fora da água, numa plataforma, esperando vc se despedir dele. São assim: http://i1.ytimg.com/vi/sIK_O01hJkA/hqdefault.jpg.
- Aqui se toma água da torneira.
- Tem que tomar cuidado com o que se diz na rua, porque muitos húngaros falam espanhol. É.
- Os ciganos não fazem mal a ninguém (até onde eu saiba), eles só botam medo mesmo.
- Eu já ouvi húngaro no Br e pensei estar ouvindo coreano.
- O húngaro escrito não tem nada a ver com nenhuma palavra conhecida, muitas vezes. Mas foneticamente falando, dá de entender algumas poucas coisas. Csoki é chocolate. Não se lê "quissôquí", se lê "tchoqui". Tchoqui, choqui, choc, chocolate. Até que dá, né gente? Ok eu sei que não é tão simples assim, mas eu to tentando aceitar que eu to entendendo o que eles falam.
- Me contaram que não pode dormir na rua. Uma amiga disse que viu um policial prendendo um senhor por estar sei lá, sendo mendigo. Não sei se procede, não cheguei a presenciar, mas né... Duas pessoas já falaram isso pra mim, e outra disse que viu.
- Brasileiro é um bicho muito barulhento. Mas eu amo o nosso barulho, me conforta ouvir uma conversa brasileira passando aqui embaixo da janela.
- As pessoas, na rua, não pedem "com licença". Eles simplesmente bufam ou saem contornando a gente, fazendo zigue-zague se for preciso, mas algumas se recusam a pedir licença.
- Quando as pessoas pedem licença, elas falam uma palavra muito fofa que me mata de amor: Bocs. (Se lê BÔTCHÍ). É a abreviação de bocsanot, que significa "desculpa" ou "com licença"
- Sinto saudades de dar carinho em animais.
- As crianças são muito fofas, elas mal conseguem se mexer de tanta roupa que usam!
- Um nenem de uma moça sem teto morreu de frio um dia desses, minha amiga me contou que viu ele roxinho no chão.
- Existem húngaros incrivelmente amáveis e simpáticos, como um senhor que nos advertiu que naquele prédio moravam ciganos e que devíamos tomar cuidado. E quando descobriu que éramos brasileiros, ficou acenando e falando "São Paulo! Amazonia! Rio de Janeiro!!!"
| Lindão!!! |
- Aqui eles usam tanto o Z que, no teclado deles, o Z fica no lugar do Y.
- Agora que o horário de verão acabou no Brasil, temos 4 horas de diferença.
- Está calorzinho em Budapeste. A média da semana passada foi entre 5 e 8 graus.
- Estudante paga 35 reais por mês e tem direito a transporte público livre e ilimitado a cidade inteira!!!
Bom povo! Outra vez um post bem extenso, mas é o que eu lembro pra contar sobre coisas cotidianas daqui. Fiz esse post às pressas porque amanhã vou para Roma (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!) realizar um dos sonhos da minha vida que é sentir e viver aquela cidade linda. Vou quarta e volto segunda. Serão 6 dias incríveis ao lado de alguns dos meus queridos colegas do Brasil que estão lá pelo CsF. Quando eu voltar eu conto sobre a viagem e falo sobre a minha universidade aqui. Mas já adianto que estou perdidamente apaixonada pelo curso de Landscape Architecture, e se tudo der certo, pretendo voltar pra Europa depois de formada e continuar a minha formação nessa área! <3
Fico por aqui, já que são 1:30 e eu nem fiz minhas malas ainda! Deixo algumas fotos dessa cidade maravilhosa!
Um forte e saudoso abraço,
Cami.
![]() |
| Heroes' Square |
![]() |
| Basílica de São Estevão |
![]() |
| Fashion Streeet |
![]() |
| Petőfi Bridge |
![]() |
| Liberty Bridge ao fundo |
![]() |
| Liberty Bridge |
| Estação da linha 1 do metrô. A segunda mais antiga da europa!!! |
| Romenas. Os húngaros não gostam muito dos romenos por questões históricas etc etc. |
| Super Mário cansou de ser encanador e veio pra BP varrer o chão! |
| Espaços públicos de qualidade! Alou, Brasil!!! |









hahaha parabéns pelo relato!!
ResponderExcluiradorei o velhinho.. são essas pessoas que fazem a diferença no dia-a-dia..
e os ciganos, o que tem de tao tenso com eles?
bjss chris
Muito legal! Não demore mais de uma semana para postar, me deixa curioso!
ResponderExcluirParabens! !! Adorei o blog
ResponderExcluirCamila, to adorando seus posts e fotos (lindas mesmo!). Se tudo continuar dando certo chego por aí em agosto... Aí queria saber como são as coisas de mulherzinha por aí kkk tipo preço de cosméticos e roupas, onde é legal comprar e tal.. Enfim, continue escrevendo, fico cada dia mais ansiosa pra chegar ai! :*Ivone
ResponderExcluirAmigaa! Que linda!
ResponderExcluirContinue escrevendo e com mais frequencia!
Acho que todos aqui adoram ler teus relados, principalmente esses que "não se encaixam no texto"
És uma linda e fofa, já te falei e vou sempre falar o orgulho que sinto de ti!!
Aproveita essa cidade que me parece ser maravilhosa, não deixa a falta do sol te afetar, com o tempo tu acostuma!
Beijosss, Paula!!
Muito legal seu blog, cada linha que leio lembro que daqui a 5 meses estarei aí. Aguardar esse tempo vai ser uma eternidade! Continue relatando o que for possível, pf, você escreve muito bem!
ResponderExcluirParabéns Camila, belo trabalho, fotos lindas e vc é linda também hahahaha!!!
ResponderExcluirBeijosss!
Felipe
Parabéns filha. Curti bastante esse período maravilhoso da tua vida. Continua postando noticias para se ter uma noção de primeiro mundo. hehehe
ResponderExcluirGostei! ;)
ResponderExcluirIsso aí, com sol ou SEM sol, VIVE!